• "O verdadeiro evangelho exalta a Deus... Se camuflado a excelência perderá!"

    A PROVIDÊNCIA DE DEUS | O livro de Ester e suas lições - Parte 3



    A providência de Deus - O livro de Ester e suas lições | Camila Peixoto


    Estamos de volta, hoje o terceiro texto sobre o livro de Ester, quanto mais tenho meditado, mas tenho aprendido e parece que não acabam as lições desse livro. Espero que a leitura deste maravilhoso livro edifique você da mesma forma que eu tenho sido edificada.

    - Manter um testemunho faz toda diferença 
    Ester sempre manteve um testemunho que a tornou diferente e distinta no ambiente em que se encontrava. Ela chamava atenção por sua beleza, mas era o seu comportamento que a diferenciava.

    Ela achou graça aos olhos de Hegai, guarda das mulheres (Ester 2.8). “O rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres e alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens” (Ester 2.17).

    Ester tinha um testemunho exemplar e isto a tornava agradável às pessoas. Devemos, como cristãos, sermos pessoas agradáveis, fazer a diferença pelo nosso comportamento distinto dos demais nos ambientes em que passamos. Afinal, o próprio Cristo nos diz que somos a luz do mundo (Mateus 5.14).

    Quer fazer a diferença? Não precisa usar melancia no pescoço! Não precisa fazer malabarismos! Tenha apenas uma conduta/postura de servo(a) de Deus.

    Quem quer chamar atenção, não precisa expor o corpo, não precisa agir de forma vulgar. Tomando essas atitudes parece que você só tem isso para oferecer. (Espero que não seja essa imagem que você está passando) Tenha o caráter de Cristo e todos verão que você resplandece a beleza dAquele que te chamou das trevas para sua maravilhosa luz.   


    - Decisões importantes precisam de preparo 
    Antes de ir à presença do rei para pedir por seu povo, Ester jejuou e orou por três dias, pedindo ainda, a intercessão dos judeus a seu favor.

    Precisamos ser como ela.  Diante de decisões, devemos orar, buscar a direção de Deus, afinal, “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Provérbios 14.12). “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.” (Provérbios 16.1)

    Não adianta decidir com o coração, ele é enganoso (Jeremias 17.9), deixemos Deus no controle de tudo, porque Suas decisões sempre são acertadas, bem diferentes das nossas, pobres mortais. Diferente de nós, Ele tem controle sobre passado, presente e o futuro. Quando Deus nos direciona a resposta é certa, o caminho é bom... afinal, a vontade dEle é sempre boa, perfeita e agradável  (Romanos 12.2).

    - A oração pode mudar o destino de um povo
    A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. (Tiago 5:16 ).
    Foi através da oração e do jejum de Ester e de todo o povo, que Deus mudou o quadro da situação. A Bíblia é cheia de histórias de pessoas que na hora do aperto, na hora que nada ia dar certo, no momento que tudo estava perdido, alguém orou e Deus fez o milagre. Vou lembrar você de alguns fatos:

    - o povo diante do mar, Faraó atrás e montanhas aos lados, sem chance de seguir, né? Moisés orou e Deus mandou tocar no mar e o povo atravessou o Mar Vermelho a pés enxutos.
    - Josué estava numa luta contra um povo inimigo, a noite estava chegando e se anoitecesse ficaria difícil demais ganhar a batalha, ele orou a Deus e “o Sol ficou paradinho” lá no céu!
    - Ana não podia ter filhos, era zombada por isso, mas decidiu não resolver apenas pelos seus próprios métodos, mas dobrou os joelhos e Deus abriu sua madre e nasceu o pequeno Samuel.
    - Ezequias recebeu um recado bem difícil: “põe tua casa em ordem, porque morrerás e não viverás” (2 Reis 20.1), ele virou-se pra parede, orou e Deus lhe acrescentou mais 15 anos de vida.

    Orar tem um poder enorme. Orar muda o rumo da situação. Quando oramos, mostramos a Deus que somos incapazes, que somos impotentes e plenamente dependentes dEle. Confirmamos  que não dá pra caminharmos só, assim como Moisés disse lá no deserto a Deus. “Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui” (Êxodo 33.15).

    Nós queremos ver nossa família salva, mas eles são resistentes às nossas pregações? Oremos! Eles podem resistir às nossas palavras, mas não podem resistir à graça que emana do Calvário! Está tudo sem jeito? Oremos! Orando, suplicamos o bom agir de Deus, para que ele possibilite a melhor solução. Entregamos a Ele!

    Quando Ele opera, ninguém pode o impedir (Isaías 43.13). Jesus nos afirma que quem quer alguma coisa, deve pedir (Lucas 11.9) e Ele não está com seus ouvidos tapados para que não possa ouvir nosso clamor (Isaías 59.1).

    Ore por você, ore pela sua família, ore pela sua igreja, pelos governantes, pelo seu País. Garanto que motivo pra orar é o que não falta! E digo mais, quem ora não fica sem resposta de Deus!
    Por hoje, é só. Temos mais algumas lições próxima semana!

    Em Cristo Jesus,

    Camila Peixoto.



    0 comentários:

    Postar um comentário