• "O verdadeiro evangelho exalta a Deus... Se camuflado a excelência perderá!"

    BUSQUE O ETERNO




    E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós? E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lc 12.13-20

    Busque o Eterno | Bruno Quinto


    "E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga."

    O autoengano é algo realmente terrível para homem, vemos a autoafirmação que o rico faz no verso 19: ”e direi a minha alma”, a alma é a essência do individuo. Lemos que ele diz que tem em depósito muitos bens. Esse é um engano que muitos homens comentem dizendo para sí que possuem algo, mas na verdade não possuem nada, pois são como este rico insensato, homens que não tem a Deus em suas vidas e portanto não têm nada.

    Percebemos nesse texto um contraste entre o Eterno e o efêmero (passageiro), aqui o homem rico, que apenas se preocupa com o que é passageiro em sua vida, ou seja, sua vida gira em torno disso, do que é temporal, depositou sua confiança naquilo que é transitório e não tem preocupação com o que é Eterno, e eis aqui um grande erro, você não se importar como a sua vida conta na eternidade, isso é uma tragédia, eis ai, esse rico tendo sua vida fundamentada naquilo que terá um fim, lamentável.

    Quando vemos Cristo falar com a mulher samaritana, uma das verdades que Ele ensina para ela é justamente essa, de que devemos valorizar aquilo que realmente importa, o ETERNO. Ele disse em João 4:13-14 "Jesus respondeu: Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna", mostrando aqui o contraste entre as coisas eternas e as do mundo, falando para ela que o efêmero não vai satisfazê-la completamente, mas se ela buscar se saciar no Eterno, nunca mais terá sede, pois o que vem do alto é a verdadeira satisfação plena para sua alma.

    E aqui vai uma das minhas criticas ao “evangelho da prosperidade”, que em seus argumentos falam de Jesus como apenas mais um acessória na vida das pessoas e dizem assim: “ Você tem casa, carro e finanças e tudo isso é bom, mas pode ficar melhor com Jesus”, MENTIRA
    ! Jesus não é um acessório que vai complementar sua vida, Ele é a sua VIDA. Com Jesus temos VIDA, sem Jesus não temos VIDA, simplesmente assim, Jesus Cristo é tudo o que temos.

    Continuando nesta mesma passagem vemos o que ele afirma para sua alma, "descansa, come, bebe e folga (alegra-te)”, lemos aqui uma tentativa desse homem de saciar-se com aquilo que é finito, e do mesmo modo, muitos hoje agem assim, tentando preencher o seu ser com o efêmero. Pascal deixou isso bem ensinado em uma de suas frases, que eu particularmente gosto bastante, ele diz:


    “O homem já teve a verdadeira felicidade, da qual agora resta nele apenas o sinal e o espaço vazio, que ele tenta em vão preencher com as coisas ao seu redor, procurando em coisas ausentes a ajuda que não obtém nas coisas presentes. Essas, porém, são todas incapazes, porque o abismo infinito pode ser preenchido somente por um objeto infinito e imutável, ou seja, apenas pelo próprio Deus."


    Assim como este rico insensato, muitos tentam preencher o vazio de sua alma com Um Descanso, mas na verdade eles precisam do descanso daquele que é manso e humilde de coração: Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. - Mateus 11:29-30

    Tentam preencher o vazio de sua alma com comida, mas a comida que precisam para preencher sua alma é o Pão da Vida: E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. João 6:35

    Tentavam preencher o vazio de sua alma com bebida ele diz :“Bebe”, mas a bebida que ele precisava para preencher sua alma era a água da vida: Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. João 4:14

    Tentava preencher o vazio de sua alma com alegrias, mas a alegria que ele precisava era Alegria do Senhor (Jo 16.20-22). Fiquemos com o que o Apostolo Paulo ensina em Colossenses 3:2: “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra”.

    Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Mt. 12.20

    “Louco !”, Essa é a palavra a qual, Deus usa para qualificar esse homem, pois é justamente isso que ele é, um Louco. Somente um insensato troca as coisas Eternas por aquilo que é passageiro. Essa advertência que continua no texto, esta formada por uma afirmação e uma pergunta, respectivamente “te pedirão a tua alma”“e o que tens preparado para quem será?”. Podemos observar que Deus está mostrando uma realidade que irá acontecer a todos os homens da terra, pois nós iremos prestar contas do que fizermos. Estaremos diante do grande tribunal de Deus prestando contas das atitudes, interesses, pecados e focos.


    Você tem deleitado a sua vida no que é efêmero ou no Eterno (Deus)?, a sua alma está alicerçada no único fundamento (Cristo Jesus)? Pense nisso, pense! “e o que tens preparado para quem será?”, pra vocês mesmo?, pra seu autoengano?, para sua própria concupiscência? ou você tem preparado toda sua vida e deleite para Deus? Pense nisso, pense! E busque o Eterno.

    Por Bruno Quinto.

    Receba nossas publicações por e-mail > clique aqui <


    0 comentários:

    Postar um comentário