• "O verdadeiro evangelho exalta a Deus... Se camuflado a excelência perderá!"

    O QUE É O EVANGELHO?





    O que é o Evangelho?| Bruno Quinto

    Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. Romanos 1:16-17


    O Evangelho é a boas nova, a boa notícia, a mensagem de Deus aos homens. O Evangelho nunca foi e jamais será uma mensagem de homens para homens ou uma mensagem antropocêntrica e muito menos uma mensagem motivacional e nem tão pouco uma mensagem de prosperidade material egoísta. O evangelho é: "Cristo e este crucificado" (1 Co 1.23-24)


    Cristo, Ele é as boas notícias de grande alegria. Para entendermos essa mensagem perfeita, precisamos saber qual era o estado da humanidade para que fosse necessária a vinda de Cristo em carne.

    O mundo perdido estava e não havia nada que os homens pudessem fazer para se salvarem, nada que pudessem fazer para se tonarem justos diante de Deus, pois até nossas melhores obras diante de um Deus Santo, Justo e Soberano, são como trapo de imundice (Is 64.6), pois todos os homens nascem escravos do pecado (Rm 5.12). Os homens pecam e nascem em pecado (Sl 51:5).

    Somos depravados radicalmente, o pecado afetou todas as nossa faculdades morais, ele nos mancha em todas as áreas e por este motivo não há boas obras em nós perante um Deus Justo, pois nossas obras são marcadas pelo pecado. Deus odeia o pecado e logo aquilo que o pecado mancha é abominável diante de Deus . O pecado nos fez destituídos da gloria de Deus (Rm 3.23), então nesse estado o que merecíamos diante de um Deus justo e santo era a condenação eterna, a sua justa ira viria sobre nós, e nada podíamos fazer pra mudar essa situação. Estávamos mortos em nossos pecados ( Ef 2.5) e um morto não pode se auto ajudar.

    Então Deus com sua infinita misericórdia e sabedoria, elaborou um plano no qual sua justiça seria satisfeita, sua ira apaziguada e seu amor revelado. Um plano que nenhuma mente humana poderia imaginar, (Mas, como está escrito: "As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouvi, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam." - 1 Co 2.9). Esse é o Evangelho: que Deus entregou seu Filho, para satisfazer a sua justiça e apaziguar sua ira e perdoar pecadores. A mensagem do evangelho é esta, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo os homens.

    A mensagem do evangelho é poder de Deus para salvação de todo aquele que crer . A mensagem do evangelho é a única que pode trazer mortos a vida. A mensagem do evangelho é a única que pode transformar o caráter de um homem. A mensagem do evangelho é a única mensagem que pode tirar a cegueira espiritual de um homem. Três coisas quero afirmar sobre o Evangelho.

    A mensagem do Evangelho é única:


    Lendo o texto de Romanos 1:16 vemos a seguinte afirmação de Paulo: “Por que não me envergonho do Evangelho de Cristo”. Ao lermos essa passagem temos a convicção de que o Evangelho que ele anuncia é o de Cristo e de nenhum outro e é desse Evangelho que ele não se envergonhava, e podemos entender que para Paulo a mensagem era única, fazendo um paralelo com Gálatas 1. 6-9, onde vemos Paulo exortando os gálatas, pois eles passaram do verdadeiro evangelho que é o de Cristo, para abraçar outro, que não era outro,mas era uma distorção do verdadeiro Evangelho e para estes que distorciam a mensagem do Evangelho, Paulo os chama de anátema (maldito) e veja que Paulo fala que não importa quem está falando, mas o conteúdo falado, não importa se você é bispo, reverendo, pastor, evangelista, presbítero ou apenas um membro de uma denominação ou até um anjo do céu, se distorcer a verdade da Cruz,  serão malditos se pregarem outra coisa que não seja o Evangelho de Cristo e de Cristo somente. 

    A mensagem do Evangelho é eficaz:


    Lendo agora o texto de Romanos 1.16b, vemos a seguinte verdade: “pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego”. Essa mensagem é eficaz e ela não precisa de nenhuma ajuda exterior para torna-la mais palatável aos ouvintes. O Evangelho é capaz de transformar o mais vil pecador em homens íntegros e piedosos, é a única mensagem que pode transformar o caráter do homem, é a única mensagem que pode trazer mortos a vida, pois ela é poder de Deus. Deus chama seus eleitos através da pregação da mensagem eficaz do Evangelho .

    A mensagem do Evangelho têm um proposito: 


    Lendo o texto de Romanos 1.17, vemos: “Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé como está escrito: Mas o justo viverá da fé”. O proposito do Evangelho é glorificar a Deus, olha só, porque Nele (Evangelho) se descobre a justiça de Deus, o Evangelho está revelando algo de Deus, para que esse atributo seja manifesto e por meio dele Deus seja mais glorificado por suas criaturas. Deus converte os corações de homens a Ele através da pregação das boas novas e com essa conversão, pecados são perdoados e somos justificados em Cristo. mas como disse John Piper no vídeo logo abaixo:

    Nós somos perdoados e justificados, para sermos conduzidos a Deus, Deus é o nosso tesouro, Deus é o fim. Meu perdão não é o fim principal, minha justificação não é o fim principal e minha ida para o céu não é o fim principal. Tudo isso são meios. Meios para Ver a Ele, conhecer a Ele e estar mais satisfeito nEle. Ele ser mais glorificado em nós, porque nós estamos eternamente mais satisfeitos nEle. O proposito de Evangelho é glorificara Deus.”

    O proposito principal do evangelho é glorificar o nome de Deus.

    por Bruno Quinto


    0 comentários:

    Postar um comentário