• "O verdadeiro evangelho exalta a Deus... Se camuflado a excelência perderá!"

    LER E ORAR, O QUE MAIS PRECISAMOS



    Ler e Orar, o que mais precisamos | Evanildo Sena


    Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. - Mateus 22:29

    Este versículo fala muito ao meu coração e nele encontramos uma grande verdade dita pelo Senhor Jesus. Fala de duas coisas importantes, e que jamais devemos nos esquecer. Esta mensagem é para reafirmar o que os jovens, os adultos e toda a igreja mais precisa nos dias de hoje. Conhecer as Escrituras e o poder de Deus, que aqui quero destacar como o “ato de orar”, são a base para uma vida cristã edificada em Cristo Jesus.


    A bíblia é a Palavra de Deus revelada a nós, isso quer dizer que foi da vontade de Deus expressar sua vontade, seus planos, seus mandamentos através deste escrito tão precioso. Foi da vontade de Deus registrar o plano de Salvação para o homem, que Ele determinou antes da fundação do mundo. (Efésios 1:4). Então não temos outro livro que possamos encontrar a verdade de Deus acerca do amor e da sua eterna justiça.


    “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós.” (João 1:14). A palavra Verbo que João atribui a Jesus significa Logos, ou seja, Palavra (no grego), era como se João estivesse dizendo assim: “E a Palavra se fez carne”, ou seja, Jesus é a Palavra viva de Deus, a revelação de Deus em forma corpórea. O próprio Deus em carne habitou entre nós, nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade (Colossenses 2:9). O próprio Jesus disse ser “o pão vivo que desceu do céu” e quem comer deste pão viverá para sempre. (João 6:51). Então, é através da leitura da bíblia que podemos conhecer mais o nosso Senhor Jesus e nos tornarmos mais parecidos com Ele, se assim dedicarmos tempo em conhecermos as Escrituras e sobretudo praticarmos o que ela nos ensina. (Tg 1:22).

    Conheço um homem, hoje um grande irmão em Cristo Jesus, que tinha seus vícios e sua vida completamente distanciada de Deus, até que este homem em sua casa, sem a indicação de nenhuma outra pessoa, começou a ler uma bíblia que estava empoeirada, ele passou a dedicar dias numa leitura devocional, mesmo em meio ao consumo de drogas, até que ele se viu liberto de seus vícios e o mais importante, crendo no Senhor Jesus, na sua morte e ressurreição. Este homem encontrou esperança para sua vida porque foi direto na fonte, na Palavra do Senhor. Ler a bíblia, examiná-la, é ter um encontro real com Jesus, porque as Escrituras testificam de nosso Senhor (João 5:39). Ler a bíblia é um grande passo para que a fé nos alcance, pois a fé é produzida em nós mediante a graça e a misericórdia de Deus, através do ouvir de sua Palavra (Romanos 10:17).

    Quanto ao poder de Deus, nós conhecemos através da oração. Um cristão que não ora é um crente vazio, sem vida e sem esperança em Deus. A maior necessidade da igreja hoje é ter um vida de oração aos pés do Senhor, orando em nome de Jesus pela causa do evangelho, orando em favor dos irmãos mais necessitados. Um dos expoentes da reforma protestante, John Knox, orou assim: “Ó Deus dá-me a Escócia ou eu morro!” temos clamado ao Senhor pelos nossos familiares, nosso bairro, nossa cidade, nossa nação? Jesus, o nosso maior exemplo de oração, tinha uma vida diária de devoção e comunhão com Deus. No Monte das Oliveiras (Mt 26:30-44), Jesus ora três vezes e seus discípulos, tomados pelo sono, não conseguem acompanhá-lo: “E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?” (Mt 26:40). Jesus nunca cessou de orar e até na cruz fez sua última oração: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” (Lucas 23:34). Um dos versículos da bíblia que não precisa de explicação nenhuma é o que Paulo escreve aos tessalonicenses: “Orai sem cessar.” (1 Ts 5:25).

    Conhecemos o poder de Deus? Nossa nova vida em Cristo Jesus é uma expressão poderosa do poder de Deus, pois Ele nos salvou, pertence ao Senhor este poder de salvar e é a maior dádiva que recebemos, sejamos gratos pelo poder de Deus, pois sem a mão do Senhor estendida a nós, não seríamos sequer capazes de olharmos para Ele e clamarmos por misericórdia. “Do Senhor vem a salvação.” Jonas 2:9. Este poder encontramos na sua Palavra, no evangelho, nas boas novas, somente em Cristo Jesus. Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. Romanos 1:16.

    Importante frisar que não há poder em nós. Jesus possui todo poder para nos salvar e para nos usar como instrumentos de Deus para salvar outras vidas e Ele nos afirma; “Sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15:5). Este poder somente o Senhor Jesus possuí e é operado hoje através do Espírito Santo. É o poder do Deus trino, ou seja, a provisão graciosa do Pai, a obra na cruz efetuada pelo Filho e o Bondoso Espírito Santo que nos redime e nos conduz a uma nova vida.

    E o que seria mais importante, ler a bíblia ou orar? “Eu me recordo de um homem de Deus a quem foi perguntado: ‘O que é mais importante: ler a Palavra de Deus ou orar?’. Ele respondeu: ‘O que é mais importante para um pássaro, a asa da direita ou a da esquerda?” (A W Tozer).

    Temos livre acesso a Deus, através dos méritos do Senhor Jesus, por tanto, que possamos orar mais, sermos mais cheios da presença de Deus através da oração. Em meio a tantas ofertas e prazeres que o mundo nos oferece, nada deve ser mais prazeroso para um cristão do que ler a bíblia sagrada e conversar com Deus, conhecendo assim o seu poder e tendo uma vida equilibrada, instruída e direcionada pelas Escrituras.

    Ler a bíblia e orar é a maior necessidade dos jovens, da igreja, dos cristãos. Esta é a coisa mais importante de hoje e de amanhã.

    Graça e paz!


    Sermão #006 (02/11/2013).
    Editado e adaptado.

    1 comentários:

    1. Meu Deus que explicação mais pura e verdadeira, amei obrigada, me ajudou muito, obrigada Evanildo Sena.

      ResponderExcluir