• "O verdadeiro evangelho exalta a Deus... Se camuflado a excelência perderá!"

    5 PRINCÍPIOS EVANGÉLICOS


    "Para aprovardes as coisas excelentes" (Filipenses 1:10)




    5 PRINCÍPIOS EVANGÉLICOS | J.C.Ryle


    1. A supremacia absoluta das Santas Escrituras


    Nos mostre qualquer coisa, escrita claramente, naquele Livro, nós o receberemos, acreditaremos, e nos submetermos a isso. Nos mostre qualquer coisa contrária àquele Livro, e ainda que seja sofisticado, plausível, bonito e aparentemente desejável, não o teremos por nada.

    2. A doutrina do pecado e corrupção humanas


    O homem está radicalmente doente. Eu creio que a ignorância da extensão da Queda, e de toda a doutrina do pecado original, é uma das grandes razões porque tantos não podem nem entender, apreciar, nem receber a Religião Evangélica.

    3. A obra e serviço de nosso Senhor Jesus Cristo


    O eterno Filho de Deus é nosso Representante e Substituto. Nós sustentamos que o povo deve ser continuamente orientado a não fazer um Cristo da Igreja. Nós cremos que nada nunca é exigido entre a alma do homem pecador, e Cristo o Salvador, mas a fé simples como de uma criança.

    4. O trabalho interior do Espírito Santo


    Nós sustentamos que as coisas que mais precisam ser apresentadas e reforçadas na atenção dos homens são as grandes obras do Espírito Santo – arrependimento interior, fé, esperança, ódio ao pecado, e amor à lei de Deus. Afirmamos que dizer aos homens para terem conforto em seu batismo ou membresia na igreja enquanto essas graças ab
    solutamente importantes são desconhecidas, não é meramente um erro, mas crueldade intencional.

    5. O trabalho Externado e Visível do Espírito Santo na vida dos homens


    Sustentamos que dizer a um homem que ele é "nascido de Deus" ou regenerado, enquanto vive em descuido ou pecado, é uma ilusão perigosa. É a posição que tomamos nestes cinco pontos que caracteriza grandemente a teologia Evangélica. Dizemos corajosamente que elas são coisas primeiras, principais, chefes e governantes no cristianismo.

    J.C.Ryle, Manifesto Evangélico.
    Baixe o pdf e leia todo o conteúdo no Projeto Ryle.

    2 comentários: