• "O verdadeiro evangelho exalta a Deus... Se camuflado a excelência perderá!"

    UM REBANHO, UM PASTOR - por Evanildo Sena



    Uma vez eu recebi um e-mail e nele constava nomes de diversas “igrejas” registradas no Brasil, eram muitas, tantos nomes estranhos e infantis, alguns eram bem cômicos também, mas eu não me surpreendi tanto assim com o e-mail. Na verdade eu sempre busquei me preocupar em duas coisas: Não julgar para não ser julgado (Lc 6-37) e ter a certeza de que qualquer decepção com os homens não me abalarei, pois eu estou alicerçado na rocha, que é Cristo.

    Bom, então antes de continuar te aconselho a seguir esta linha: 1º cuidado para não julgar, 2º Se fundamente em Cristo, pois se o homem (Teu líder, teu pastor, teu conselheiro, teu amigo de fé) cair, você permanecerá de pé. Não por você, mas pela Rocha que te sustenta.

    Alguns questionamentos: Porque há tantas igrejas, com tantos nomes diferentes? Existe algo de errado nisso? Todas fazem parte do rebanho de Jesus? De que forma estas igrejas estão transmitindo o evangelho? Como vivem os pastores destas igrejas, eles dão a “vida” pelas ovelhas? Eles estão buscando alimentá-las com a Palavra de Deus ou estão sendo alimentados por elas?

    As perguntas ficam como reflexão.

    “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.“ – João 10:16

    O fato é que existe apenas um rebanho, apenas uma igreja. E os que fazem parte deste rebanho são chamados por Jesus. As ovelhas conhecem a voz do seu pastor: “E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.”(João 10:4).

    “Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.” – João 10:12-13

    Os pastores mercenários são conhecidos de Deus e também podemos identificá-los… Eles só pensam em sí, não protegem as ovelhas, não ensinam conforme a Palavra… Eles são cheios de ganância, buscam aumentar o seu poder monetário, não dividem o que tem. Os mercenários criam “verdades” suas (Mateus 7:7) e abandonam a Verdade do evangelho (Tito 1:14) . Eles disfarçam bem, mas não enganam a Deus e com a sabedoria e discernimento que o Espírito Santo nos dá, podemos facilmente detectá-los.

    “Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na PALAVRA e na DOUTRINA;” – 1 Timóteo 5:17

    Os que perseveram na palavra e sã doutrina são vistos por Deus. O Bom Pastor conhece cada uma pelo seu nome. E isto já é uma grande honra. Aos (as) amados (as) de plantão, que não negociam o evangelho, vocês são ricos da graça e do amor do bom Pastor, e isso deve bastar.

    Os escândalos, os falsos ensinos, a falsa religiosidade, a prosperidade com foco nas riquezas e bens materiais, etc. Todas estas coisas abalam a sociedade, a ética religiosa, os bons costumes, enfim… Tudo isso deixa pessoas entristecidas e outras ficam cansadas e outras ficam com raiva e outras desenvolvem preconceitos e generalizações, porém nada disso abala o Reino de Deus, nada disso muda os propósitos dEle para com as suas ovelhas e isso me deixa muito feliz, em saber que se Deus me colocou neste aprisco, eu sou dEle e ninguém vai me arrancar de suas mãos… Que Deus seja exaltado!

    “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem. E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um.” – João 10:27-30

    Somos um Rebanho, pertencemos a um Pastor.

    Graça e Paz!