• "O verdadeiro evangelho exalta a Deus... Se camuflado a excelência perderá!"

    TU ME AMAS? (PARTE I) - por Débora Raquel



    (inspirado no livro De Todo o Coração)
    Texto-base:
    E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. - 
    João 21:15-17

    Graça e paz queridos,
    Há mais ou menos dois anos, li um livro do pastor Luciano Subirá, chamado “De todo o Coração” e, também tive a oportunidade de vê-lo pregar sobre o tema do livro: o amar a Deus. Aquela mensagem ficou latejando no meu coração, prova disso que até hoje não me esqueci dela, e é sobre esse tema que quero compartilhar. Esta passagem acima está no contexto em que Jesus, já ressuscitado, aparece aos discípulos, e, em especial, a Pedro, ele faz três vezes a mesma pergunta: Tu me amas?
    Eu sempre pensava que Jesus havia perguntado três vezes se Pedro o amava porque este discípulo havia negado a Jesus também três vezes, mas não foi. Existe uma revelação de Jesus aí, e vamos vê-la hoje.
    Considero Pedro um discípulo bastante impulsivo e explosivo. Sempre que o amor dele ou a fé dele em Jesus era posto a prova, ele prontamente expressava com palavras a sua devoção a Jesus. Foi ele quem disse que Jesus era o Cristo, filho do Deus vivo (Jo 6.68); foi ele que perguntou para onde iriam se só o Senhor tinha as palavras de vida eterna (Mt 16.16); foi ele que andou sobre as águas com Jesus (Mt 14. 27,28); foi ele que cortou a orelha de Malco para defender o Mestre (Jo 18.10). Entretanto, apesar de tantas palavras de amor, no final das contas, seu amor pelo mestre não era tão fiel, pois o mesmo Pedro que declarou seu amor, negou a Jesus não somente uma vez, mas três vezes (Mc 14.68) e, com isso chorou amargamente.
    E foi a este Pedro que Jesus preocupou-se em perguntar: tu me amas?
    Qual é o maior mandamento do Senhor? Os fariseus, certa vez, fizeram esta pergunta a Jesus. E Ele lhes respondeu:
    Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Mateus 22:37
    Daí, você pode me dizer: Ah, eu amo ao Senhor. Canto pra ele sempre, declarando meu amor. Ok, glória a Deus por isso, mas, colocando com o exemplo, Pedro, gostaria de destacar três reflexões:




    0 comentários:

    Postar um comentário