• "O verdadeiro evangelho exalta a Deus... Se camuflado a excelência perderá!"

    O DEUS QUE CUIDA - por Flauber Menezes



    E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente. Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei. Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.” (Daniel 3.23-25).
    O contexto deste capítulo três de Daniel nos fala a respeito de um culto idólatra promovido por Nabucodonosor (rei da Babilônia), onde todos ali presentes deveriam cultuar a estátua por ele erigida, quem não adorasse a tal estátua seria jogado em uma fornalha de fogo ardente (vs. 4-6). Dentre o povo havia três homens que eram servos do Deus Altíssimo, e não se prostraram a adorar a estátua de Nabucodonosor, sendo assim lançados dentro da fornalha de fogo ardente.

    É exatamente nesse cenário trágico e desumano que contemplamos o poder do Deus altíssimo agindo em favor daqueles que se mantem fiéis à Sua palavra. Observemos cautelosamente o versículo 25: “Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus”.

    Em primeiro lugar, Deus nunca abandona aqueles que Lhe são fiéis, foram jogados três homens (Sadraque, Mesaque e Abednego), porém o que se via, eram quatro homens, e o quarto era semelhante ao Filho de Deus. O maior presente de Deus é a Sua presença.

    Em segundo lugar, Deus é aquele que nos proporciona a liberdade, os três homens foram lançados na fornalha amarrados (v.21), porém, dentro da fornalha eles estavam “soltos”.

    Em terceiro lugar, Deus nos proporciona a felicidade, aqueles homens não só estavam soltos, mas “passeavam” dentro da fornalha. Deus nos dá felicidade até nas circunstâncias mais improváveis.

    Em quarto lugar, Deus é guardião e protetor, enquanto os homens que lançaram os três servos de Deus na fornalha foram mortos pelas chamas do fogo (v.22), em Sadraque, Mesaque e Abednego nem sequer cheiro de fumaça havia. Deus é o socorro bem presente na angustia.

    Queridos irmãos, constantemente somos desafiados a praticar a idolatria, seja no emprego, no Colégio, na turma de amigos, enfim, sob a pena de sermos excluídos de alguns “bens”, porém o que precisamos entender é que nenhuma atitude, decisão ou até mesmo “alegria” pode ser mais importante do que a nossa fidelidade ao Senhor Jesus, pois Ele nunca nos abandona, sempre nos dá liberdade, nos proporciona a felicidade e nos guarda e livra do mal.

    Deus pode até não te livrar de ir para a “fornalha”, mas pela fé eu creio que Ele te livrará dentro da “Fornalha”. Deus é fiel e age de forma perfeita.

    Confia no Senhor e ora!

    Pr. Flauber Menezes.


    0 comentários:

    Postar um comentário