• "O verdadeiro evangelho exalta a Deus... Se camuflado a excelência perderá!"

    COMO APRESENTAR CULTO A DEUS? - por Iracema Santos


    Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1
    CULTO - é atitude de devoção. 

    O que quer dizer “culto racional” em Romanos 12:1?

    Apresentar os nossos corpos a Deus é o nosso “culto racional” (Romanos 12:1). Qual o significado desta expressão? Para entender o termo usado por Paulo, devemos compreender as duas palavras que ele empregou. 

    Culto traduz uma palavra grega (latreia) que aparece cinco vezes no Novo Testamento. Na Almeida Revista e Atualizada 2ª Edição, é traduzida “culto” em João 16:2; Romanos 9:4 e 12:1 é “serviço(s) sagrado(s)” em Hebreus 9:1;6 significa serviço. 

    Pode ser o serviço de obediência a Deus em geral, ou pode se referir, como nas duas citações em Hebreus 9, aos atos específicos de louvor dirigidos a Deus. Assim, a palavra culto, em nosso uso hoje, corretamente descreve o serviço dado ao Senhor quando cristãos o adoram. Mas, a mesma palavra pode abranger qualquer ato de obediência que honra o nome de Deus. 

    O QUE DEVEMOS FAZER PARA PRESTAR UM CULTO RACIONAL? 

    I- PREPARAR O CORAÇÃO ( SL. 24-4) 

    O verdadeiro culto parte de um coração preparado. Como preparo? Tirando os pesos, preocupações, transformando o que venha adoecer as minhas emoções para o culto. Procurando sempre a não deixar que as pequenas coisas venham tirar o meu prazer de cultuar o senhor. Isso envolve família, trabalho, uma visita de um parente. 

    II- TER NOS LÁBIOS PALAVRAS QUE CONFESSEM O NOME DO SENHOR (Is. 29.13) 

    Deus não analisa apenas o superficial, mas o que está dentro do coração. Até pode expressar palavras, mas você não se sente satisfeito. Aquele que louva apenas de palavras, mas o coração está longe, ou cheio de amargura, tristeza... Decepções... Deus não se agrada de um culto que nossos lábios não falem do nosso coração. 

    III- CULTO PRESTADO COM INTELIGÊNCIA 

    O presente quem dá é o convidado, a comida, é o prestigiado. Damos a Deus o nosso coração, a nossa adoração, e Ele nos alimenta com sua palavra. Alegramos o coração de Deus, para sairmos fortalecidos. Faça um culto de usar a inteligência, para poder aproveitar toda a festa. 

    O que é, então, o nosso culto racional?

    Uma vez que entendemos o que Deus tem feito por nós, faz sentido nos dedicar a ele em obediência e serviço. O uso da palavra “pois” em Romanos 12:1 mostra que este serviço razoável se baseia nas coisas ditas anteriores. Paulo acabou de falar sobre a profundidade da riqueza de Deus, que nos criou e nos deu a salvação de graça (Romanos 11:33-36). Por isso, devemos nos dedicar ao Senhor.

    Iracema Santos


    0 comentários:

    Postar um comentário