• "O verdadeiro evangelho exalta a Deus... Se camuflado a excelência perderá!"

    EU ESCOLHO A VOZ DO ESPÍRITO SANTO - por Evanildo Sena



    Existe uma comunidade nas redes sociais chamada: “Eu escolhi esperar”. Não sou do grupo que idealizou esta ideia, mas admiro o trabalho que eles realizam, pois é um projeto sério que estimula adolescentes, jovens, adultos, etc. a buscarem uma vida de santidade, algo que com certeza Deus se agrada muito.
    Escolher é sinônimo de decidir, o que lembra tomar decisões, resolver questões. Então pensando nesta ideologia criada, temos dois aspectos importantes para observamos: Esperar por algo e tomar decisões direcionadas. O Mais importante em saber esperar não está no tempo e sim em dois pontos fundamentais:
    1º – EM QUEM EU DEPOSITO A MINHA CONFIANÇA E BUSCO ORIENTAÇÃO DAQUILO QUE ESPERO;
    Devemos confiar em Deus. Saber que nEle o nosso depósito esta seguro e bem guardado. Não confie no seu próprio entendimento e em suas forças para conseguir esperar (Pv 3:4-6).
    Através da sabedoria de Deus, somos capazes de fazer as melhores escolhas. Salomão priorizou o conhecimento e sempre que precisou tomar decisões foi prudente. (I Rs 3.5-28). E se nos falta a sabedoria não podemos ficar de braços cruzados, temos que pedir a Deus em oração. “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando;” (Tg 1.5-6a).
    2º – O QUE EXATAMENTE EU ESPERO.
    Lembro-me de um trecho da Harpa Cristã: “Nossa esperança é Sua vinda, o Rei dos reis vem nos buscar; Nós aguardamos Jesus, ainda, até a luz da manhã raiar!” A segunda vida de Cristo é a principal esperança do Cristão. E Jesus nos adverte esperarmos vigilantes (Mc 13:35-37, Mt. 25.1-13).
    Mas também queremos ser abençoados por Deus em nossa vida terrena. Queremos um bom emprego, um bom casamento, filhos amorosos, uma boa casa, ou seja, existem algumas coisas importantes para o nosso crescimento e estas devemos também entregar nas mãos de Deus, esperar e tomar decisões prudentes. Jesus nos ensinou que nada devemos fazer sem oração, Ele nos deu o exemplo antes de escolher os discípulos (Lc 6.12) e em várias outras situações.
    Mas embora termos outros motivos para esperar devemos estar focados inteiramente na vontade de Deus. “Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6.33).
    A PERGUNTA É:
    Como devo ser quando escolho esperar, quando decido pela voz do Espírito Santo?
    Como luz,
    Veloz.
    Do Céu vem um raio
    E aquece a grama;
    Vivemos num contexto atual que nos apressa em tudo. Queremos que as coisas aconteçam logo, queremos ser como a luz do sol e atingir nosso “alvo” tão brevemente. Somos imediatistas e não sabemos esperar, queremos tudo o quanto antes. Primeiro temos que calibrar o foco e direcionar para Jesus. Devemos estar focados nas coisas celestiais. Não busque apressadamente as coisas que o mundo oferece, mas rejeite! Renunciar o mundo é uma atitude prudente de quem espera.
    Se o alvo é Cristo devemos sim ser como luz, rápida, ágil, em busca de um aquecer do corpo (igreja), do renovo espiritual, de trazer de volta aquela chama do primeiro amor. Temos que transbordar de alegria ao acharmos o Reino de Deus (Mt 13:44). Se o alvo for Cristo o resultado é um bom descanso em pastos verdejantes. (Sl 23).
    Como um bambu,
    Estica entre um gomo e outro
    E cresce em 24 horas;
    O tempo de Deus é diferente do nosso, Ele é o criador de todas as coisas, inclusive do tempo, e não se limita a ele. (II Pe 3.8).
    Acordamos numa segunda-feira e clamamos pela sexta-feira. Está certo? Devemos viver cada dia, remindo o tempo (Ef 5.16), temos que aprender a aproveitar as horas que o Senhor nos concede e não nos envolvermos com coisas que não edificam. Ame seu trabalho, seus estudos, seus projetos na igreja, aproveite o dia-a-dia que Deus te concedeu para crescer na Graça e no conhecimento do Senhor (II Pe 3.18).
    Um dia tem 24 horas. Você decidiu esperar, escolheu a voz do Espirito Santo. Ok. Quanto tempo de oração por dia? Leitura da Bíblia, um capítulo? Um versículo? Nenhum? É bom refletir sobre isso. “Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.” (Pv. 30.5).
    Um escudo é só um escudo se você for ao campo de batalha sem ele, mas com ele você tem proteção. Então nunca esqueça que a Palavra de Deus é proteção para tua vida, enquanto você espera, é uma poderosa arma para vencer as tentações e os desejos.
    Como uma lesma,
    Contrai seus músculos para se mover,
    Mas caminha 100 metros em 10 horas;
    Observe como o leite entra na xícara enquanto você despeja. Perceba o brilho nos olhos e o sorriso de quem te ama, quando você volta de viagem. Pare para ouvir a sua música favorita e tente ouvir cada instrumento, cada palavra. Deus agi nas coisas simples do dia-a-dia.
    Não pense que a vida não faz sentido, mas dê um sentido para sua vida. Enquanto espera, aproveite os momentos, a natureza, ame a sua vida e aprecie o que Deus te concedeu até hoje.
    Algumas coisas devem fluir lentamente. Não queira apressar os planos de Deus, mas viva uma vida de obediência e de comunhão com o Espírito Santo, que no tempo certo Deus vai te abençoar e devagarzinho você chega lá.
    Como petúnias,
    Expostas ao som lento e suave de Mozart
    Desenvolvem flores lindas;
    Jesus diz para quem o segue: “Vós sois o sal da terra”“Vós sois a luz do mundo” (Mt 5:13a;14a). O mundo (humanidade) deve ver em nós a glória de Deus. Será que é isto mesmo que as pessoas estão vendo? Você é diferente dos demais? Você representa a beleza do Pai? Devemos nos expor a vontade de Deus. Precisamos nos alimentar dia-a-dia de sua palavra, para que possamos desenvolver bons frutos, boas obras.
    Devemos estar atentos à voz suave do Espírito Santo e deixar que Ele transforme nosso caráter. Você não vai conseguir escutar uma canção se alguém não cantar, ou se você não tocar em algum dispositivo. Assim também é a voz do Espírito Santo, você não vai ouvi-la se não colocar o CD pra rodar (Ler a Palavra de Deus e Orar).
    O mundo precisa de um referencia! Devemos ser este referencial. O mundo vive em trevas e nós somos a luz. (Mt 5:16). Estamos resplandecendo, sendo o diferencial? A melhor pregação é o testemunho de vida do pregador.
    Como Cristo,
    Nasceu e esperou 30 anos,
    Ensinou-nos em 3 anos
    E nos deu a vitória da vida eterna
    Em 3 dias.
    Enquanto esperamos devemos ser como Cristo, procurar fazer a vontade do Pai. Obedecer aos mandamentos. “Sede santos, porque eu sou santo”. (I Pe 1.16). Quem decide pela voz do Espírito Santo deve procurar viver uma vida de santidade. Quem decide pela voz do Espírito Santo pratica missões. Quem decide pela voz do espírito Santo tem Jesus como modelo, em tudo.
    Como Luz, não se apressando para as coisas do mundo, mas correndo para o alvo que é Cristo.
    Como Bambu, sem ansiedade, crescendo e conquistando no tempo certo!
    Como Lesma, sem pressa, sabendo que o alvo é certo e saboreando todos os momentos. Apreciando as dádivas de Deus, enquanto espera.
    Como Petúnias, resplandecendo a beleza do Pai, para que os homens glorifiquem a Deus através de nosso testemunho.
    Como Cristo, exemplo em tudo, esperando o momento certo, sempre consultando o Pai em oração e realizando a boa obra que nos deixou.
    Assim devem ser os que escolhem a voz do Espírito Santo.
    Evanildo Sena

    Fonte: www.ojardimdedeus.com
    - Perfil do Autor -

    0 comentários:

    Postar um comentário